5 dicas infalíveis para as dores articulares!

Para quem lida com dores articulares causadas pela artrite ou artrose, é normal precisar de remédios. Atualmente, temos diversos medicamentos para reduzir a dor, como os anti-inflamatórios, mas, infelizmente, causam vários efeitos colaterais a longo prazo, como as gastrites, úlceras, aumento da pressão arterial e problemas no coração, fígado e rins. Por isso, trazemos 5 dicas infalíveis para quem quer se livrar das dores articulares, confira!

1 – Controle a quantidade de remédios

É muito importante conversar com seu médico sobre a quantidade de remédios que você ingere, afinal, a longo prazo, os anti-inflamatórios comuns para artrite e artrose causam efeitos negativos no corpo, fora o risco de ficar sempre se automedicando para qualquer outra dor que surgir. Experimente manter um diário, de modo a perceber o tanto de medicamento que você usa, para poder diminuir a quantidade deles posteriormente.

2 – Compressas quentes e frias aliviam a dor

Esta é uma maneira prática e fácil de aliviar as dores articulares. Embora esse tratamento possa não melhorar a condição da articulação, ele traz muito mais conforto para encarar a rotina. As compressas frias ajudam a reduzir a inflamação e o inchaço. Já as compressas quentes, ajudam a reduzir a rigidez muscular e articular, aliviando espasmos. Quando usadas alternadamente, por exemplo, compressa quente de manhã e fria à noite, podem diminuir consideravelmente as dores articulares.

3 – Alimente-se bem

Nós somos o que comemos, certo? Por isso, é essencial se alimentar bem, ainda mais se você sofre de dores articulares. Quando a pessoa tem artrite ou artrose, o sistema imunológico fica enfraquecido, então deve-se fortalecê-lo com uma alimentação saudável. A partir de uma dieta anti-inflamatória, é possível notar um alívio maior na inflamação articular, reduzindo assim as dores e a rigidez. Alguns exemplos de alimentos incluídos nesta dieta são:

  • nozes e castanhas;
  • frutas;
  • folhas verdes;
  • grãos integrais;
  • azeite de oliva;
  • peixes.

É importante lembrar que uma alimentação regrada acarreta na perda do peso, o que é bom em vários casos, pois com o peso controlado, reduz-se a pressão em locais como quadril e joelhos. 

4 – Faça exercícios físicos

Esta é a parte óbvia: quanto mais tempo você ficar parado, mais dor irá sentir. Claro que não se pode fazer exercícios pesados, mas, com o aconselhamento de um fisioterapeuta, você pode melhorar sua qualidade de vida e reduzir as dores, além de evitar um maior desgaste das juntas. Medidas pequenas na rotina, como se alongar com frequência, esticar os braços e fazer movimentos lentos para se mexer de vez em quando, já ajudam muito mais do que só ficar sentado ou deitado o tempo todo.

5 – Aproveite os benefícios da cúrcuma

Quem diria que uma planta medicinal dessas seria tão útil na luta contra as dores articulares, não é mesmo? Estamos acostumados a encontrar a cúrcuma em pó, mas ela também é usada na forma de raiz, e possui substâncias anti-inflamatórias que ajudam no combate à artrite e artrose. Quando consumida em forma de suplemento, pode-se obter a quantidade necessária de suas substâncias para ter a eficácia esperada no tratamento.

Um medicamento natural altamente recomendado por especialistas é o Fito Cúrcuma, que tem uma poderosa ação anti-inflamatória sobre as juntas, reduzindo as dores articulares e fortalecendo o sistema imunológico. Se você quiser se livrar das dores de forma natural, acesse o site oficial do Fito Cúrcuma para ter mais informações.

Deixe uma resposta